09 de fevereiro de 2022

O aumento de produtividade com a tendência de Open Banking já é uma realidade do mercado financeiro. Mas ainda levanta algumas dúvidas por aí.

Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber como isso pode impactar nas empresas contábeis e muitas outras, em novas formas de atuar com esse compartilhamento de informações bancárias.

Vamos começar?

Tendência de Open Banking no aumento de produtividade

O Open Banking é um conceito bastante interessante e que vem começando a fazer parte do mundo, pronto para se torna ruma realidade em dezembro deste ano.

Justamente por isso, se você ainda não conhece a ideia, vale a pena começar a saber mais.

A partir desse conhecimento, a tendência do open banking é um modelo que vem para aumentar a produtividade dos negócios e revolucionar todo o mercado. Entenda como o sistema Open Banking mudará os bancos.

Principalmente em relação a franquias e pequenas empresas ou negócios.

Isso acontece porque o compartilhamento de informações entre bancos e/ou instituições financeiras aumenta as chances de “troca” de serviços e produtos.

Assim, é preciso observar a tendência a partir de dois pontos principais:

  • Os bancos terão maiores chances de ganhar mais clientes e oferecer mais produtos;
  • Os usuários podem escolher entre mais opções de serviços, mais vantajosos para o seu bolso.

A partir dessa perspectiva, podemos destacar os seguintes pontos:

Integração de sistemas:

A integração de sistemas com o conceito de open banking facilita a troca de dados entre bancos e instituições financeiras.

Com mais informações, os bancos podem oferecer mais vantagens para os clientes, desde serviços melhores, produtos com menores taxas e assim por diante.

O resultado é uma otimização no potencial das instituições tradicionais e digitais, bem como mais dinheiro para o seu bolso.

A integração de sistemas facilita o processo de gestão dos donos de negócios, que conseguem economizar e ainda evitar uma série de erros na parte financeira.

Praticidade na produtividade:

Quantas vezes você esteve à procura de um determinado serviço ou produto em um banco, como um empréstimo ou cartão, mas o seu banco não tinha opções muito interessantes para o bolso?

Então, através do open banking, acontece um aumento na produtividade dos bancos, que precisam se adaptar ao novo mercado, garantir mais opções aos clientes e muito mais.

Por exemplo, todas as empresas que trabalham com a modalidade periódica de pagamento podem começar a fazer cobranças automáticas na gestão.

Com isso, você não precisa entrar em aplicativos e digitar todas as informações de pagamento.

Além disso, dá para compartilhar os comprovantes automaticamente.

Isso também aumenta as chances de organizar as finanças, para não correr riscos de perder algum dado relevante para o seu negócio.

Aumento da produtividade com open banking:

A tendência do open banking também vai auxiliar você a ser mais competitivo no mercado.

Dessa forma, a tendência aumenta as chances de que as instituições financeiras precisem competir mais no mercado, oferecendo mais produtos e serviços, para que os clientes possam escolher opções mais variadas.

Ou seja, dá para aliar benefícios para clientes e negócios. Oferecendo mais oportunidades.

Com isso, acontece um aumento na produtividade geral dos negócios. A produtividade funciona para todos.

Seja para os clientes, que tem mais opções e, com isso, conseguem alcançar novos objetivos e metas bem como para os bancos, que ganham mais clientes.

Diversificação de produtos e serviços:

O aumento de produtividade com a tendência do open banking se refere a novas chances de mercado.

Em termos simples, é possível não apenas criar novos produtos e serviços, mas também melhorar aqueles que já existem.

Como o open banking permite o compartilhamento de informações entre os bancos, os clientes passam a ter um leque maior de opções.

Dessa forma, essas instituições passam a notar que não basta ser reconhecida no mercado, é preciso fazer mais e apostar nas novas tecnologias.

Isso acelera o processo de digitalização e integração das empresas e serviços, aumentando a otimização e causando mudanças relevantes para o mercado.

Assim, os bancos começam a evoluir cada vez mais.

Melhores exemplos da tendência de Open Banking

O open banking é uma tendência que garante o aumento da produtividade e que não faz parte apenas do cenário brasileiro.

Entre os melhores exemplos aqui é o Banco do Brasil, que deu o primeiro passo em direção ao futuro com uma parceria com o sistema Conta Azul.

Neste cenário, o usuário consegue unir informações de contas e serviços no Banco, controlando as finanças e garantindo a gestão da plataforma.

Reino Unido:

Em 2018, o Reino Unido foi um dos primeiros países a implementar a tendência.

Porém, na primeira fase do sistema, o país encontrou algumas dificuldades e precisaram compartilhar as informações, sem ganhar nada a mais por isso.

Como pioneiro em implementar a tendência, o Reino Unido pode anotar uma série de lições importantes, que também facilitaram o processo de outros países.

Em outras palavras, o país aprendeu e ensinou que:

  • API gratuita não garante exatamente um incentivo financeiro para que os investimentos sejam elevados;
  • É essencial a manutenção das operações em relação a qualidade dos serviços e compartilhamentos;
  • A experiência do cliente é demasiadamente importante para que queiram aderir ao serviço;
  • A autenticação e consentimento do usuário deve ser simples e seguro;
  • Os bancos precisam oferecer uma atenção especial para esses clientes.

Índia:

A Índia é um dos países que conseguiram o aumento de produtividade com a tendência do open banking e possui uma particularidade bem distinta.

Isso porque, o país visou o aumento da segurança dos usuários.

Pensando nisso, a Índia criou um sistema chamado Aadhar, que é uma área de identidade de âmbito nacional.

União Europeia:

A União Europeia deu início a tendência do open banking também em 2018 e publicou o PSD2, The Second Payment Services Directive.

Dessa forma, o mercado ficaria mais integrado bem como eficiente, para que fosse possível competir no mercado e oferecer melhores serviços de pagamentos.

Além disso, o foco do país é tornar os pagamentos mais confiáveis e protegidos.

Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre essa tendência? Comenta aqui embaixo.

Aproveite também para compartilhar as suas experiências, o que mais gostaria de saber sobre o tema e não deixe de conferir os outros posts aqui da página.

Como a Token vai te ajudar na Era Digital?

A Token desenvolve soluções destinadas a atender as exigências da Era da Transformação Digital. Com experiência de mais de 25 anos no setor, a Token Services oferece soluções para integrar a empresa cliente, ao competitivo e veloz cenário digital.

Sua empresa não perderá tempo para achar o porquê e como resolver gargalos, que impedem a fluidez de seus processos financeiros.

Os serviços e soluções oferecidos pela Token, conectam empresas de toda a cadeia produtiva aos seus respectivos clientes e parceiros. Com a Token sua empresa estará alinhada com o presente e o futuro.

Para não se distanciar da transformação digital, entre em contato com a Token!

Compartilhe

Categorias

Geral