09 de junho de 2022

A automatização de processos na área de saúde vem como uma ferramenta imperdível para trazer o futuro para todos os setores.

Dessa maneira, é uma forma de trazer novas mudanças para que os pacientes e as instituições mais ferramentas para usar, mais facilidades através da tecnologia e facilite a coleta e análise de dados.

Ao mesmo tempo, vem como uma maneira de armazenar informações essenciais, evitando a perda de documentos importantes, mas também para reduzir trabalhos manuais, fazendo com que toda a equipe seja melhor aproveitada.

Pensando nisso, descubra como iniciar esse processo dentro da sua instituição.

1# Definindo as áreas de automatização

Inicialmente, o primeiro passo para dar um upgrade na área da saúde através da tecnologia é compreendendo melhor quais são as atividades que podem se beneficiar com isso.

Ou seja, é preciso definir quais serão as áreas a serem automatizadas.

Mas não é só isso, você também deve estar atento a escalagem desse processo, ou seja, começar aos poucos e evitar erros.

Muitas vezes, ao pensar em automatização, muitos negócios imaginam que tudo é feito em questão de semanas ou meses.

Entretanto, não é bem assim que funciona.

O ideal é que você comece devagar, com um plano efetivo para escalonar a mudança e fazer com que todos os setores e equipes de adaptem de maneira efetiva.

Justamente por isso, a área de saúde mais automatizada são as informações, através do Registros de Saúde Eletrônicos – EHR.

Portanto, é um aliado na hora de lançar dados, evitar informações incorretas no sistema e mais.

Vale destacar que na área da saúde, evitar esses erros manuais é essencial para a saúde dos pacientes, o que poderiam causar erros e riscos em diagnósticos e tratamentos.

Outras áreas de automação

Outras áreas comuns da área da saúde que são automatizadas incluem:

  • Agendamentos;
  • Confirmação de consultas;
  • Monitoramento de temperatura;
  • Geração de relatórios;
  • Central online, etc.

2# Como fazer automatização de processos na área da saúde: estoque

Na área da saúde, o estoque é um dos pontos altos.

Porém, antes de automatizar isso, é preciso focar em um trabalho manual de qualidade, organizando e conversando com a equipe.

Assim, o primeiro passo do controle de estoque é começar com a gestão inicial, criando um histórico de identificação e analise de todo o material.

Em seguida, veja qual é demanda da área, em relação a quantidade que é comprada e usada, bem como prazos de validade.

Muitas vezes, pode ser necessário buscar por novos fornecedores ou mesmo conversar com os que já tem, para evitar problemas.

Isso tudo permite que não ocorra desperdícios de materiais e facilita a gestão. Inclusive para que, ao automatizar esse setor, você não tenha problemas.

Como fazer automatização de processos na área de saúde?

3# Documentos eletrônicos

Um dos passos de como fazer automatização de processos na área da saúde é dar início aos documentos eletrônicos, com destaque para os prontuários e laudos.

Na prática, isso facilita a rotina de trabalho, análise de informações e reduz o preenchimento manual, que leva tempo e está sujeito a mais erros.

Além do mais, facilita o atendimento clínico, reduz o uso de papéis e a integração com outros documentos.

Mais importante que isso, é ter em mente que os softwares disponíveis atualmente permitem que todo o histórico do paciente seja armazenado em um único lugar.

Isso de maneira segura, evitando o vazamento de dados.

Logo, o médico tem acesso a todas as informações vitais, para oferecer o melhor atendimento e prescrição.

Os laudos online também facilitam a rotina médica, sendo um dos passos essenciais da automatização na saúde.

Esses documentos eletrônicos também agiliza o cadastro clínico, de novos pacientes, algo inovador na rotina e também uma tarefa diária.

Na prática, isso reduz o tempo de “entrevista” inicial, evita a perda de informações, agiliza a atualização e outras questões.

4# Automatização de processos na área da saúde: atendimentos e serviços digitais

Entre os processos mais usados na área médica, mas que vem após os demais, já citados aqui, estão os atendimentos e outros serviços digitais.

Inclusive, mais dessas possibilidades ficaram conhecidas no último ano, em decorrência da pandemia, que levou milhares de pessoas a buscar atendimento médico virtual.

Inicialmente, o foco da saúde é oferecer automatização de processos simples, como envios de SMS e mensagens para confirmação de consultas.

Mas também é uma maneira de lembrar os pacientes sobre os serviços oferecidos, alteração de valores, novos profissionais e serviços, etc.

Para isso acontece uma integração no sistema de cadastro, voltadas para ações repetitivas.

Também existem formulários que podem ser preenchidos online, seja para uma consulta virtual ou física.

Assim, o paciente consegue preencher esse formulário, para ser direcionado ao melhor profissional, para agilizar o atendimento ou mesmo para classificação de risco.

5# Passo-a-passo de como fazer automatização de processos na área da saúde

Por fim, separamos aqui alguns passos que você pode começar a colocar em prática após seguir os demais dessa lista ou mesmo antes, para facilitar um pouco esse processo bem como reduzir erros e custos.

Então, tome notas:

Identificação de processos

A identificação de processos é saber o que a sua instituição faz diariamente, de trabalhos manuais e repetitivos que podem ser otimizados.

Vale anotar quem da equipe é responsável por esse trabalho e etapas a serem seguidas. Como cadastro de cliente: todas as informações, quem faz, etc.

Pontos de gargalos

Os pontos de gargalos são as atividades que reduzem a produtividade da equipe, levam tempo e podem gerar erros.

Como a atualização de cadastros clínicos ou o primeiro contato do paciente.

Dessa maneira, você define o foco de urgência, ou seja, quais são as primeiras etapas de mudanças. E ainda analise os resultados após a automatização.

Treinamentos

Enfim, é interessante pensar em treinamentos para as equipes, de acordo com a atuação.

Isso permite que seja possível fazer automatização de processos na área de saúde de forma efetiva, com menores custos e evitando surpresas.

Inclusive, permite a captação de talentos e planos de carreira.

Portanto, iniciar essa mudança é essencial para a área de saúde, a fim de evitar erros, melhorar os atendimentos e trazer mais qualidade de vida para todos os pacientes.

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